Open Science (Ciência Aberta)

Sobre mim

Facebook
X
WhatsApp

Ana Luisa Zago de Moraes atualmente pesquisa proteção de defensores de direitos humanos ameaçados e regulação das plataformas digitais e dedica-se à escrita criativa e à pintura.

Está vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área do Direito Digital (Estágio Pós-Doutoral) e à OLS-NASA, no Programa “Nebula-Cohort” de promoção da Ciência Aberta através de mentoria de pesquisas.

Doutora em Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS com a tese “Crimigração: a relação entre política migratória e criminal no Brasil” aprovada com voto de louvor e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2016 (área do Direito). Mestre pela mesma instituição e graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM.

Autora de livro publicado pelo IBCCRIM, com mesmo título da tese, como resultado do seu 20 Concurso de Monografias. Também é autora da obra “Guia prático de defesa penal de pessoas em situação de vulnerabilidade perante a Justiça Federal” (Dialética, 2022).

Tem experiência nas áreas de Direito, com ênfase em Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Migratório, Justiça de Transição, Direito Penal Internacional e Internacional Penal. Desenvolve pesquisa sobre direitos humanos e política criminal, com ênfase na criminalização de indígenas, migrantes, nos mecanismos de controle por inteligência artificial.

Foi Professora do Mestrado em Direitos Humanos da Uniritter, Defensora Regional dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (DRDH), fundadora do Grupo de Assistência Transdisciplinar aos Presos Estrangeiros do Estado de São Paulo, Conselheira do Conselho Superior da DPU, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Ética, Direitos Humanos e Inteligência Artificial” no âmbito da Escola Nacional da Defensoria Pública da União, Defensora Pública Interamericana e Diretora de Defesa de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos e da Cidadania.

Organizou e coorganizou publicações como  “A tutela coletiva de vulnerabilidades pela defensoria pública da união durante a pandemia da COVID-19” (Tirant Lo Blanc, 2024), “Reflexos: as mulheres e suas imagens no sistema de justiça” (ANPR, 2023), “Inteligência artificial e direitos humanos: aportes para um marco regulatório no Brasil” (Dialética, 2022).

Para saber mais: currículo no  http://lattes.cnpq.br/9101961260324224

 

Sobre Mim

Ana Luisa Zago de Moraes atualmente pesquisa proteção de defensores de direitos humanos ameaçados e regulação das plataformas digitais.

Posts Relacionados